Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CONSELHO NACIONAL DA CARNE


Aprovada criação do CONSECARNE

As recentes discussões setoriais realizadas pelo país buscando maior equilíbrio no mercado da carne já começa a dar resultados. Na tarde de ontem (23 de junho), em reunião realizada em São Paulo, representantes da ABIEC (Associação Brasileira da Indústria da Carne), da FENAPEC (Frente Nacional da Pecuária) e outros interessados no assunto aprovaram a criação do CONSECARNE (Conselho Paritário Pecuaristas-Frigoríficos) ou simplesmente Conselho Nacional da Carne. A principal meta do conselho é a discussões das chamadas agendas positivas, as quais têm como objetivo maior a regulação do preço do boi no mercado.

O conselho foi inspirado em outros exemplos como o Consecana, o qual vem atingindo um equilíbrio de interesses entre os produtores e usineiros, além de outros setores que já seguiram o caminho, como a cadeia leiteira e de outros setores da agricultura.

A situação dos criadores se agrava a cada ano com o empobrecimento de forma generalizada em função da baixa remuneração da arroba do boi, o que acaba obrigando muitos a mudarem para outras atividades. É importante alinhar o mercado e sanar divergências entre a indústria da carne e o principal elo do setor, o produtor, principalmente em relação ao preço, métodos de pesagem e classificação das carcaças e outros vários detalhes.

O setor industrial já havia se manifestado favorável à criação do conselho e regulação do setor, o que era uma preocupação dos produtores, principalmente em relação a JBS (por conta de uma tendência à formação de cartel). Estiveram presentes na reunião tanto representantes do JBS e Marfrig, os quais aprovaram a ideia. Outro apoio importante foi obtido junto ao Congresso Nacional, através da Frente Parlamentar da Agropecuária, o qual realizará audiências públicas visando o fortalecimento do setor, tão logo termine o recesso parlamentar em agosto.
Em entrevista ao Jornal Diário da Manhã (Goiânia), o pre­si­dente da So­ci­e­dade Goiana de Pe­cuária e Agri­cul­tura (SGPA), Ri­cardo Yano, disse que a for­ma­li­zação ofi­cial do Conselho ainda po­derá de­morar al­guns meses para acontecer.

Segundo Yano esse é “Um quadro com­plexo”, uma vez que en­volve além dos pe­cu­a­ristas, também os va­re­jistas, e vários ou­tros se­tores da ca­deia produtiva no País in­teiro, in­cluindo aí os fri­go­rí­ficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário