Pages

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Reprodução Animal no Brasil I



TECNOLOGIA DE PONTA EM REPRODUÇÃO ANIMAL

Estudo realizado na Universidade de Saskatchewan, Canadá, por dois cientistas brasileiros da Embrapa, com reprodução de bovinos possibilita a visualização de óvulos no interior dos folículos ovarianos em matrizes vivas. A técnica abre a perspectiva de avaliação das estruturas antes da ovulação, utilizando a Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM). Os resultados da pesquisa foram publicados em março de 2012 no periódico internacional Animal Reproduction Science, pelos brasileiros Luiz Pfeifer (Embrapa Rondônia) e Luiz Siqueira (Embrapa Gado de Leite).

 Foto: Embrapa Rondônia

Os autores explicam que a importância dos resultados está em permitir em tempo real e com o animal vivo, a visualização das estruturas componentes do ovário com definição microscópica, o que possibilita conhecer a dinâmica de crescimento dos folículos.

É um avanço para a pecuária trazendo avanços no estudo da fisiologia, sendo possível identificar e acompanhar passo a passo, o início do desenvolvimento de folículos muito pequenos (menores que 1 milímetro), e através da imagem avaliar a qualidade e as características do óvulo durante seu período folicular. Essa possibilidade ainda não existia através da ultrassonografia tradicional.

Segundo Pfeifer, quando uma prenhêz dá resultado negativo, não é possível identificar exatamente onde ocorreu o problema, se no sêmen ou na qualidade do próprio óvulo, o que passa a ser possível com esta técnica, o que, entretanto, é ainda muito preliminar, uma vez que o próprio pesquisador aponta que até o momento o que se conseguiu foi apenas o acesso a estrutura.

Uma das aplicações práticas disso no futuro, segundo o pesquisador, é de melhorar os tratamentos hormonais para inseminação de vacas em tempo-fixo (IATF), com a possibilidade de acessar imagens dos óvulos e avaliar sua qualidade antes mesmo da ovulação.

Fonte: extraído e adaptado de www.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário