Pages

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Audiência Pública

Cartel da Carne: Tema é discutido no Congresso

Texto por Wandell Seixas - Diário da Manhã (07/08)

A ca­deia pro­du­tiva da bo­vi­no­cul­tura de corte, setor do qual so­bressai o cartel da carne por parte de fri­go­rí­ficos, é tema da au­di­ência pú­blica de hoje, no Con­gresso Na­ci­onal, em Bra­sília. De Goiás, es­tará pre­sente, entre ou­tras pes­soas, o pre­si­dente da So­ci­e­dade Goiana de Pe­cuária e Agri­cul­tura (SGPA), Ri­cardo Yano.

O vice-pre­si­dente da Frente Na­ci­onal da Pe­cuária (Fe­napec) – com­posta por as­so­ci­a­ções de pe­cu­a­ristas –, Luiz Antônio Nabhan Garcia, re­a­firmou ontem con­vite às li­de­ranças do setor pe­cuário para com­pa­re­cerem à reu­nião no Dis­trito Fe­deral (DF). 

A Fe­napec conta com 14 en­ti­dades re­pre­sen­ta­tivas do agro­ne­gócio e “agora con­cre­tiza ali­ança com a Con­fe­de­ração da Agri­cul­tura e Pe­cuária do Brasil (CNA), no em­penho da de­fesa e das con­quistas do setor pro­du­tivo da pe­cuária de corte”.
O pre­si­dente da SGPA avalia a au­di­ência pú­blica como “um fator re­le­vante para se tentar chegar a uma si­tu­ação a mais harmô­nica pos­sível entre os seg­mentos da ca­deia pro­du­tiva da carne”. Yano está con­ven­cido de que “o pe­cu­a­rista não pode con­ti­nuar sendo o elo frágil da ca­deia, quando é ele quem cria, en­gorda e for­nece o boi gordo à in­dús­tria fri­go­rí­fica”. 

A car­te­li­zação da carne é con­de­nável em sua opi­nião, porque impõe preços aos cri­a­dores e con­se­quentes pre­juízos.

A agenda dos pro­du­tores ru­rais a ser apre­sen­tada nesta au­di­ência pú­blica com­pre­ende os se­guintes as­suntos: con­cen­tração, cartel e mo­no­pólio das in­dús­trias fri­go­rí­ficas; equi­lí­brio co­mer­cial na ca­deia da pe­cuária, com re­lação à carne bo­vina e seus de­ri­vados; im­plan­tação de qua­li­fi­cação de car­caças e raças bo­vinas; pa­dro­ni­zação do quilo vivo na pe­sagem de ani­mais para abate; ga­rantia da in­dús­tria ao pro­dutor na co­mer­ci­a­li­zação a prazo; cri­ação de con­selho que reúne pro­dutor, in­dús­tria e va­rejo; par­ti­ci­pação efe­tiva do go­verno em po­lí­ticas de apoio ao setor pro­du­tivo; trans­pa­rência ex­plí­cita nos re­cursos pú­blicos nos bancos e fo­mento; além das aqui­si­ções de de­bên­tures das in­dús­trias fri­go­rí­ficas pelo Banco Na­ci­onal de De­sen­vol­vi­mento Econô­mico e So­cial (BNDES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário