Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mercado do Leite



Aumento do volume captado reduz preço do leite
Ìntegra da Matéria de 30/08/12 no Diário da Manhã

Os preços pagos aos pro­du­tores pelo litro de leite re­cu­aram no mês de julho nas prin­ci­pais re­giões pro­du­toras, re­flexo do au­mento no vo­lume de cap­tação do pro­duto. 
O clima mais fa­vo­rável e a pressão das in­dús­trias e das co­o­pe­ra­tivas de­ter­mi­naram as quedas, se­gundo bo­letim Custos e Preços, da Con­fe­de­ração da Agri­cul­tura e Pe­cuária do Brasil (CNA).  
Em Goiás, no mês de julho, o litro do leite foi ven­dido a R$ 0,857, com queda de 2,6% em re­lação ao mesmo pe­ríodo do ano pas­sado. Além do leite, a Su­pe­rin­ten­dência Téc­nica da CNA também avalia, no bo­letim, o de­sem­penho dos mer­cados de milho, soja, café, al­godão, arroz, cacau, boi gordo e feijão, além de apre­sentar dados sobre os es­to­ques mun­diais de al­guns pro­dutos agro­pe­cuá­rios.
O le­van­ta­mento mostra que os preços do feijão também caíram, de­sem­penho in­flu­en­ciado pela maior oferta do pro­duto em vir­tude da co­lheita das áreas ir­ri­gadas do Centro-Oeste e do Su­deste. A re­tração da de­manda também con­tri­buiu para a re­dução de 16,7% dos preços do feijão ca­rioca em Unaí (MG). 
De acordo com a CNA, os preços do feijão preto se­guem es­tá­veis em função da oferta de pro­duto ar­gen­tino. Os es­to­ques na­ci­o­nais estão em ní­veis ra­zoá­veis, o que, aliado à con­si­de­rável di­mi­nuição da de­manda, jus­ti­fica esse ce­nário.
Os preços do café no mer­cado in­terno também re­cu­aram, re­fle­tindo o ce­nário ex­terno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário