Pages

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Clima e Pastagens



Pastagens do Centro Sul do país têm previsão de volumes favoráveis de chuva nos próximos dias

Apenas as regiões de pastagens do Nordeste é que continuam apresentando níveis mais baixos de umidade do solo


Foto: Divulgação/Sxc
No Sul do Brasil, onde as chuvas estavam mais escassas nessas últimas semanas, voltou a chover na semana passada.
O retorno das chuvas em todas as regiões de pecuária do Brasil está contribuindo para a manutenção da umidade do solo e consequentemente para o seu desenvolvimento. Entretanto, no Centro-Oeste e no Sudeste, foi observada nessa semana uma paralisação das chuvas na forma de invernada, segundo a Somar.
De acordo com os meteorologistas, estão ocorrendo apenas pancadas de chuva, o que melhora as condições das pastagens, já que voltam a se elevar as taxas de radiação solar. Com as chuvas, os pastos adquirem maiores teores nutricionais, já que o tempo muito fechado contribui para a redução dos índices de produção de matéria seca.
No Sul do Brasil, onde as chuvas estavam mais escassas nessas últimas semanas, voltou a chover na semana passada, proporcionando, novamente, condições favoráveis ao desenvolvimento dos pastos cultivados e nativos. Assim, a produção de leite se mantém em bons patamares, dentro da normalidade para a época do ano, bem como as taxas de engorda dos animais.
Apenas as regiões de pastagens do Nordeste é que continuam apresentando níveis mais baixos de umidade do solo e, portanto, as condições não são tão favoráveis ao desenvolvimento das pastagens. Contudo, a produção de leite ainda não caiu no mesmo ritmo dos pastos, uma vez que esses ainda apresentam razoáveis condições para o suprimento alimentar dos animais.
Nesta semana, continua chovendo em toda a região Sul do Brasil. No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem continuar somente na forma de pancadas. No Nordeste, as previsões são apenas para pancadas de chuvas, só que de menor intensidade e bem mais localizadas, o que manterá as condições ainda não tão favoráveis ao desenvolvimento das pastagens.

Fonte: Canal RuralBR/SOMA - 21/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário