Pages

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A "logística reversa" da seleção genética

Matéria publicada pelo IEPEC, em texto adaptado do site sputnik.com mostra a importância e a qualidade alcançada pelos criadores brasileiros na seleção genética da raça Gir. O Brasil hoje mostra, em números, e a olhos nus, o fruto de quase um século de uma seleção séria e extremamente técnica no país. É a garantia da variabilidade genética agora em nível mundial desde a origem da raça. Acompanhe abaixo trecho da matéria.

 

Índia irá importar sêmen de animais Gir do Brasil

Gir Leiteiro
 Foto: IEPEC (iepec.com)

O governo do estado indiano de Gujarate (no oeste do país) decidiu importar 10 mil doses de sêmen de boi da raça Gir do Brasil devido as continuas reduções da população desta raça naquele estado, escreve o jornal Times of India.

Curiosamente os bois cujo sêmen será importado à Índia são descendentes dos que foram oferecidos ao Brasil como gesto de boa vontade pelos marajás da cidade de Bhavnagar em Gujarate antes da independência da Índia.

Os bovinos Gir foram durante muito tempo orgulho de Gujarate devido ao seu rendimento de leite muito alto para aquela região. Porém, a obsessão com a raça Jersey e a degradação da pureza da raça resultou na queda da população de bovinos Gir de 20 milhões para apenas 700 mil animais.

Foto: Fazenda Estrela do Sul
Foto: Fazenda Estrela do Sul
Já o Brasil, por outro lado, preservou a raça Gir com cuidado ao longo desse tempo e hoje possui um rebanho expressivo tanto de vacas quanto de touros puros da raça.

A decisão, no entanto, deu o que falar na Índia. Mona Khandhar, do Departamento da Pecuária disse que a decisão de importar sêmen bovino geneticamente selecionado tem o intuito de restabelecer eficientemente as raças nativas da região, tais como as raças Gir e Kankrej.

Porém, a notícia não teve grande respaldo pela Comissão de Saúde Bovina do estado de Gujarate (Gau Seva Ayog), que acredita que a raça Gir no Brasil pode já não ser uma raça completamente parecida com a deles, o que não traria eficiência nesse investimento.

O doutor Vallabh Kathiriya, presidente da Comissão, opina ainda que o estado já possui quantidade suficiente de bons bovinos da raça Gir e que por meio de um programa do qual animais são doados para vilarejos já seria possível aumentar esse rebanho, inviabilizando à importação.

Entretanto, o Doutor K. B. Kathiriya, chefe do departamento de pesquisa da Universidade de Agricultura de Anand, disse que as chances de aumento da população de animais da raça Gir podem chegar a 90% quando trabalhado com a inseminação artificial e que por isso essa importação deve ser aceito com caráter positivo.

Fonte: Sputinik Brasil, adaptado pela Equipe IEPEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário