Pages

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A importância do Gir no Brasil

Uso do Gir Leiteiro em Cruzamentos
O gir leiteiro é a raça preferida pelos criadores para cruzamentos com as raças européias especializadas, principalmente a holandesa, na formação do mais comum mestiço leiteiro brasileiro, conhecido como o girolando.

Produtividade Leiteira do Gir
As tentativas de seleção do Gir acabaram modelando dois tipos distintos na raça, separando-a nos tipos mais ideais para a carne ou o leite, gerando diferentes aptidões de produção. Os selecionadores do gir leiteiro, por exemplo, privilegiam o leite, enquanto que para o gir de corte privilegiam as características raciais.
Quando sob controle oficial, o gir leiteiro apresenta uma produção média de 3.233 kg, muito acima da média geral do rebanho leiteiro nacional. O controle oficial realizado pela ABCZ aponta uma evolução considerável das produções. Do seu início na década de 60 até o ano de 1977 houve um aumento de 1.148 kg nas lactações. Onze anos mais tarde verificou-se um aumento de 21 kg comparado com 1977. Entre os anos de 1988 e 1998 houve aumento de 410 kg na média das vacas em produção. O potencial produtivo para leite do Gir fica evidente com o aparecimento de animais com lactações chegando a 17.000 kg e produção de próxima dos 50 kg/dia. É claro que produções tão altas só são atingidas com muito investimento em alimentação, como forte suplementação.

O Melhoramento Genético da Raça
O melhoramento genético animal vem alcançando resultados de grande relevância no Brasil e de forma rápida. O futuro da pecuária brasileira, com base nas raças zebuínas, é inquestionável, uma vez que o zebu envolve raças de extrema importância na estruturação genética do rebanho nacional, destacando-se aí os rebanhos de elite, os quais vêm alimentando o interesse mundial na qualidade de todo esse material genético. Prova disso é o sucesso obtido pelo nelore brasileiro no mundo, o qual vem sendo seguido pelo gir, que tem sido procurado por criadores e selecionadores do mundo todo. Em conformidade com isso, o melhoramento genético animal vem se modernizando aceleradamente no Brasil.
O mercado exige cada vez mais qualidade genética, baseada em informações técnicas seguras. São muitos os programas de melhoramento com técnicas modernas de avaliação genética da funcionalidade, e não da “forma” do animal. Essa funcionalidade é que tem determinado a valorização de reprodutores, sêmen e embriões do gir.

Fonte: Textos da internet
Imagem: ABCGIL - www.girleiteiro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário