Pages

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Raiva dos Herbívoros



Com a notícia de confirmação de caso de raiva dos herbívoros no Rio Grande do Sul, resolvi colocar aqui algumas informações sobre assunto, por achar importante que toda a cadeia produtiva e qualquer um que se interessar possa ter conhecimento sobre tal, ou no mínimo despertar para que busquem as informações. Calma, isso não é alarmismo, isso tudo hoje em dia é perfeitamente controlável. Apenas não se pode sair "criminalizando" todos os morcegos por isso. 

Programa Goiano de Controle da Raiva dos Herbívoros
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA) possui um programa específico de vigilância sanitária voltado para o controle da raiva dos herbívoros. O Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva dos Herbívoros é coordenada pelo Médico Veterinário Leonardo Aparecido Guimarães Tomaz.
Ao final deste texto você poderá consultar mais detalhes sobre o programa, seus objetivos, métodos de trabalho e como acessá-lo.
Mas, cuidado, não saia por aí exterminando os morcegos apenas porque alguns pouquíssimos exemplares e espécies são reservatórios deste vírus. De uma forma geral os morcegos são indispensáveis e importantíssimos ao meio ambiente. Inúmeras espécies vegetais do Cerrado e de outros biomas dependem exclusivamente dos morcegos para sua reprodução e propagação. Das quase 1000 espécies de morcegos no mundo, 138 ocorrem no Brasil e dessas só três (03) são hematófagas, sendo que apenas uma delas ataca mamíferos (Desmodus rotundus).
Além disso não se pode esquecer que são representantes da fauna silvestre e portanto protegidos por lei federal, a Lei de Crimes Ambientais (Nº 9.605/98) e suas atualizações.
 Foto: San Francisco State University Department of Geography
Se você não conhece direito os morcegos, não faça pré-julgamentos, interesse melhor. Abaixo coloco algumas informações básicas sobre esses fantásticos animais, tire um tempinho pra ler, cultura e conhecimento não ocupam espaço e não fazem nenhum mal pra saúde. Ao final é possível baixar alguns manuais sobre o controle da raiva para o seu rebanho. Mas lembre-se, nunca haja por conta própria, consulte os órgãos responsáveis, evite causar um desequilíbrio ambiental sem conserto e evite problemas na justiça, multas, processos, etc.

Importância dos morcegos (compilado de www.morcegolivre.vet.br)
Os morcegos são importantes pois comem toneladas de insetos por ano. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população.
Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas.
Uma variedade enorme de plantas depende quase que exclusivamente dos morcegos para espalhar suas sementes, perpetuando as espécies.
Há, pelo menos, 40 milhões de anos, eles se alimentam do pólen e do néctar das flores. A dieta, que pode ter se iniciado por acaso, faz com que esses animais contribuam para a regeneração das florestas e para a disseminação e distribuição de várias plantas.
Hoje, estima-se que aproximadamente 250 espécies de morcegos dependem parcial ou totalmente das plantas como fonte de alimento. Para se ter uma idéia da importância dos morcegos, basta dizer que cerca de dois terços das angiospermas das florestas tropicais do mundo são polinizadas por eles. A dispersão das sementes também faz com que eles sejam os principais responsáveis pela regeneração de florestas degradadas.
Um aspecto mais interessante dos morcegos é a capacidade que apresentam de se guiarem no escuro por meio de emissão de ultra-sons (ecolocalização).
Os morcegos apresentam uma gestação de dois a sete meses, dependendo da espécie. Os insetívoros têm um período de gestação de dois a três meses, enquanto que os fitófagos (frugívoros e polinívoros), em torno de três a cinco meses. O mais longo período de gestação pertence aos morcegos hematófagos, tendo uma gestação em torno de sete meses. Os filhotes (geralmente um por gestação) nascem sem pêlos ou com uma pelagem tênue.
A organização social dos morcegos em muitas espécies baseia-se na presença de um macho dominante em relação a um grupo de fêmeas. A monogamia ocorre em poucas espécies. A longevidade destes animais pode chegar a 30 anos no caso dos morcegos hematófagos em média 20 anos para outras espécies.
O período de amamentação varia de dois a quatro meses.
Os morcegos procuram abrigos que possuam condições que atendam suas necessidades de temperatura, umidade, luminosidade e acasalamento. Utilizam cavernas, frestas em rochas, forros e sótãos, porões, edificações, folhagens e copa de árvores e palmeiras para serem ocupados como abrigos.
As áreas urbanas fornecem abrigo em suas construções para muitas espécies de morcegos insetívoros e fitófagos. A arborização urbana fornece abrigo nas copas e ocos das árvores, além de alimento através de flores e frutos. A iluminação da cidade atrai um grande número de insetos que são o alimento das espécies insetívoras.
Muitas espécies de árvores fornecem alimento para os morcegos frugívoros como por exemplo o abacateiro, amoreira, bananeira, café, cinamomo, espatódea, figueiras, goiabeira, mangueira, oitizeiro, jerivá, sapucaia e outras.
Os morcegos hematófagos voam de seus abrigos em busca de presas para se alimentarem. O vôo pode ser realizado a uma altura de 0,5 m a 10 m de altura, conforme a espécie e a presa a ser localizada.
Os morcegos só mordem para se defender. Ele tem muito mais medo do que você dele, pode ter certeza. Em caso de mordida, ou mesmo um arranhado por morcegos faça o seguinte:
·                     Lave o local com bastante água e sabão;
·                     Não mate nem jogue fora o animal;
·                     Procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa imediatamente;
·                  Ligue para o Laboratório de Manejo de Animais Peçonhentos e Quirópteros ou órgão de saúde equivalente em sua cidade;
·         Isso é muito importante para você e para toda a comunidade, o morcego tem que ser examinado!

Dez motivos para gostar de morcegos:

1. Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo.

2. Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes em local distante do  original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.

3. Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.

4. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.

5. Os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados em benefício do homem.

6. As fezes de morcegos constituem excelente adubo que foi largamente explorado, até o desenvolvimento dos adubos sintéticos.

7. Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.

8. A saliva do morcego, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.

9. Os morcegos são importantes na cadeia alimentar.

10. O desaparecimento dos morcegos poderá resultar em desequilíbrio e os inconvenientes resultantes poderão ser piores que os causados pela simples proximidade destes animais.

Os morcegos são espécies silvestres e, no Brasil, estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna. Sua perseguição, caça ou destruição são considerados crimes. Além disto a destruição de um morcego nada resultará, pois quase imediatamente seu lugar será ocupado por outro exemplar.


Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva dos Herbívoros (AGRODEFESA)

Responsável: Médico Veterinário Leonardo Aparecido Guimarães Tomaz
Objetivos
  • Baixar a prevalência da doença na população de herbívoros domésticos.

Estratégia de ação
  • Vacinação dos herbívoros domésticos;
  • Controle de transmissores:
    • Equipes para atuarem em focos (especializada, capacitada, equipada, com perfil para a atividade, saber fazer e ter disposição para fazer);
    • Realizar inquérito epidemiológico;
    • Localizar, cadastrar abrigos e revisar periodicamente;
    • Captura de morcegos hematófagos:
      • Em abrigos (naturais e artificiais);
      • Em curral.
    • Aplicação de substância anticoagulante:
      • Em morcegos hematófagos – feita por técnicos;
      • Em bovinos espoliados – feita por produtores.
    • Coleta de material e exames de laboratório,
      • Colheita de S.N.C. de animais suspeitos de raiva
      • Diagnóstico diferencial
  • Educação Sanitária
    • Utilização e todos os meios e informações disponíveis
      • Cartazes, folders, palestras, reuniões com representantes políticos,do sistema de saúde, da comunidade rural.
  • Manutenção da Vigilância Epidemiológica


Quer saber mais detalhes e ter acesso aos manuais institucionais sobre o controle da raiva dos herbívoros? Acesse o link abaixo e baixe os manuais, formulários de consulta, ficha de cadastro de abrigos, etc... DÊ O EXEMPLO NA SUA REGIÃO, CUIDE DO SEU REBANHO SEM DESTRUIR O MEIO AMBIENTE, POR FALTA DE CONHECIMENTO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário