Pages

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caso de Raiva Bovina no Rio Grande do Sul


Pelo menos outras cinco propriedades também possuem óbitos suspeitos, na mesma região onde houve a confirmação do caso
Roberto Witter (íntegra da matéria)

Um laudo técnico emitido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou a morte de um bovino em decorrência de raiva no distrito de Santo Antônio, interior de Ijuí, no noroeste do Estado. O óbito ocorreu no dia 9 de agosto.
Na mesma propriedade onde o caso foi confirmado ocorreram outras mortes. Além disso, pelo menos outros cinco casos suspeitos foram diagnosticados e estão em fase de análise laboratorial.
- Os laudos são feitos por propriedade. Além do local onde já foi confirmada a doença, outras cinco (propriedades) estão sendo investigadas, mas ainda não temos o número total de óbitos suspeitos - explica Andréia Amorim, coordenadora de Saúde de Ijuí.
Os resultados dos exames de necropsia realizados no animal foram divulgados no final da tarde de quinta-feira. Na manhã desta sexta-feira, uma reunião envolvendo técnicos agropecuários e agentes de saúde do município decidiu que os animais criados dentro de um raio de 12 km da propriedade onde a morte foi confirmada devem ser vacinados.
Durante a tarde, um encontro foi realizado no distrito de Santo Antônio, que fica na divisa com o município de Catuípe, para orientar a comunidade e esclarecer os sintomas da doença e as formas de prevenção.
De acordo com Eraldo Leão, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária do Estado, pelo menos outros 71 focos já foram identificados no Rio Grande do Sul. A maioria deles, no sul do Estado.

O caso e a doença
- Exames de necropsia realizados em um bovino morto no interior de Ijuí diagnosticaram que a doença se trata de “raiva dos herbívoros”.
- A doença é chamada desta forma quando ocorre nos bovinos, equinos, ovinos ou caprinos, que são animais herbívoros.
- Os principais sintomas são agitação, falta de apetite, nervosismo, isolamento, paralisia dos membros, excesso de salivação, dificuldade de engolir e dificuldade de locomoção.
- O principal transmissor da raiva é o morcego hematófago (que se alimenta de sangue). O morcego transmite o vírus ao morder outros animais. Estes animais infectados, por sua vez, podem transmitir a doença aos humanos por meio da saliva, tanto por mordida, quanto por lambedura.
- Ao entrar em contato com um animal infectado, o procedimento correto é lavar as mãos com água e sabão e procurar com urgência ajuda médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário