Pages

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Morrinhos-GO realiza Feira Tecnológica


Cooperativa mostra atualizações na pecuária leiteira
Texto extraído na íntegra do Diário da Manhã Hélmiton Prateado (21/08)

Será re­a­li­zada de amanhã (quarta-feira, 20) até o pró­xima sexta-feira (24), em Mor­ri­nhos, a 2ª edição da Tec­no­leite, feira de atu­a­li­zação tec­no­ló­gica vol­tada para a pro­dução lei­teira. A mostra é pro­mo­vida pela Co­o­pe­ra­tiva Mista dos Pro­du­tores de Leite de Mor­ri­nhos (Com­plem), que tem à frente o pre­si­dente Jo­a­quim Gui­lherme.
“Bus­camos dotar o pro­dutor de leite de atu­a­li­za­ções cons­tantes de modos de pro­dução cada vez mais tec­ni­fi­cados para fa­ci­litar o tra­balho, oti­mizar a pro­dução e au­mentar a renda”, ex­plica Jo­a­quim Gui­lherme. Ele foi pre­feito de Mor­ri­nhos, também é pro­dutor de leite e pre­side o Sin­di­cato Es­ta­dual dos Pro­du­tores de Leite, Sin­di­leite.
A feira não será uma festa agro­pe­cuária, como as re­a­li­zadas nor­mal­mente pelo in­te­rior afora. Jo­a­quim Gui­lherme ex­plica que será uma mostra tec­no­ló­gica de fato, para mos­trar atu­a­li­dades de tec­no­logia e novas fer­ra­mentas para pro­duzir leite. "Te­remos mostra de equi­pa­mentos, con­fe­rên­cias com es­tu­di­osos do tema e de­mons­tra­ções de al­ter­na­tivas para me­lhorar a vida do pro­dutor e au­mentar sua lu­cra­ti­vi­dade com o leite", frisa.
O agro­ne­gócio é atu­al­mente um setor que uti­liza as novas tec­no­lo­gias a passos largos em todos os se­tores e a pro­dução de leite não pode ficar para trás, se­gundo o pre­si­dente da Com­plem. Para isto a pro­gra­mação foi pen­sada para que o pro­dutor ganhe tempo e saia da feira com ideias e so­lu­ções para o me­lhor ge­ren­ci­a­mento da ati­vi­dade lei­teira.
Mor­ri­nhos é a ter­ceira maior bacia lei­teira de Goiás, com pro­dução de 112 mi­lhões de li­tros por ano. A ex­pec­ta­tiva dos or­ga­ni­za­dores é re­ceber um pú­blico de 6 mil pes­soas du­rante os quatro dias de mostra. Foram or­ga­ni­zadas pa­les­tras e mos­tras no pe­ríodo da tarde para per­mitir a par­ti­ci­pação também de pro­du­tores que tra­di­ci­o­nal­mente têm sua ati­vi­dade con­cen­trada no pe­ríodo da manhã.

Or­gâ­nico
Uma dessas pa­les­tras será "Pro­dução de leite a pasto", a ser pro­fe­rida pelo pro­fessor das Fa­cul­dades As­so­ci­adas de Ube­raba (Fazu), zo­o­tec­nista e em­pre­sário de leite Adilson Aguiar. Ou­tras mos­tras também visam mos­trar ao pro­dutor que é pos­sível au­mentar sua in­te­ração tec­no­ló­gica com novos pro­dutos, mé­todos e equi­pa­mentos, dei­xando de ser um "ti­rador de leite" e se in­te­grando ao agro­ne­gócio como pro­dutor de leite de visão fu­tu­rista.
"Que­remos mos­trar ao pro­dutor que ele tem acesso a uma or­de­nha­deira de menor porte e que lhe au­xilie na pro­dução, quais as me­lhores téc­nicas para ali­mentar o re­banho e qual será a ten­dência fu­tura nesse setor. Que­remos mos­trar que é pos­sível avançar na tec­ni­fi­cação tendo como base os quatro pi­lares da ati­vi­dade lei­teira: Ge­né­tica, Gestão, Ali­men­tação e Mo­ti­vação. Para nós, o ob­je­tivo ini­cial da Tec­no­leite Com­plem foi atin­gido ao mos­trar que é pos­sível ter lucro pro­du­zindo leite", fi­na­lizou o pre­si­dente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário