Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Diagnóstico da Pecuária Brasileira


Pecuária será avaliada em Rally
Matéria Publicada no Diário da Manhã - em 22/08/12
Uma vi­agem de 40 mil quilô­me­tros que ava­liará a pe­cuária bra­si­leira em as­pectos como qua­li­dade de pas­ta­gens, evo­lução do re­banho de corte, téc­nicas de ma­nejo uti­li­zadas e ín­dices zo­o­téc­nicos. Esse é o ob­je­tivo do Rally da Pe­cuária 2012, com lar­gada amanhã (22), às 7h30, do Hotel Crystal Plaza, na Ave­nida 85, em Goi­ânia.
Da Ca­pital, o Rally segue pelas mi­cror­re­giões de São Mi­guel do Ara­guaia, Rio Ver­melho, Ceres e Aná­polis. Na sequência, pas­sará por Po­ran­gatu e Cha­pada dos Ve­a­deiros, saindo então do Es­tado em di­reção ao To­can­tins. Rio For­moso, Gu­rupi, Mi­ra­cema do To­can­tins e Ara­guaína, entre ou­tros mu­ni­cí­pios, in­te­gram o ro­teiro dos téc­nicos nessa etapa que se en­cer­rará no sá­bado, dia 25 de agosto, em Ara­guaína.

Pe­cuária
O re­banho bra­si­leiro é es­ti­mado pelo Mi­nis­tério da Agri­cul­tura e Pe­cuária em 213 mi­lhões de ca­beças, sendo 185 mi­lhões de gado de corte. Goiás possui o ter­ceiro maior re­banho bo­vino do País, com cerca de 22,7 mi­lhões de ca­beças. Já To­can­tins soma quase 8 mi­lhões de ca­beças. Até o 1º se­mestre, a es­ti­ma­tiva era de que ter­mi­nassem em con­fi­na­mento 4 mi­lhões de ca­beças no Brasil, sendo  40% em Goiás.
Único le­van­ta­mento in loco das prin­ci­pais re­giões de cria, re­cria, en­gorda e con­fi­na­mento do País, o Rally terá cinco equipes téc­nicas que re­a­li­zarão en­con­tros e eventos com cerca de 3 mil pe­cu­a­ristas, co­lhendo in­for­ma­ções para formar uma com­pleta e ex­tensa base de dados, tor­nando-se assim uma ra­di­o­grafia do setor no Brasil. O ob­je­tivo dos téc­nicos é do­brar o vo­lume de amos­tras de pasto co­lhidas nas pro­pri­e­dades vi­si­tadas em 2011, quando foram ava­li­adas 400 amos­tras.
As in­for­ma­ções co­le­tadas du­rante o Rally serão or­ga­ni­zadas e di­vul­gadas para que o mer­cado co­nheça o grau de de­gra­dação de pas­ta­gens e seus im­pactos no re­banho na­ci­onal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário