Pages

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Votação dos destaques à Medida Provisória do Código Florestal será retomada


Comissão mista do Congresso Nacional retoma votação de emendas à MP do Código Florestal
Discussão está prevista para terça, dia 28
Foto: Antonio Cruz/ABr

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória que altera o novo Código Florestal, se reúne na terça, dia 28, para dar continuidade à votação dos destaques apresentados ao parecer do relator da MP, senador Luiz Henrique (PMDB-SC). A comissão já aprovou o texto-base do relator e ainda precisa analisar 38 destaques.

O texto-base do parecer estabelece, por exemplo, a obrigatoriedade de recuperação de 20 metros de mata ciliar nas médias propriedades, de 4 a 10 módulos fiscais. Os ruralistas queriam a redução dessa faixa para 15 metros, mas o relator concordou apenas que a porção recuperada não poderá ocupar mais do que 25% da propriedade.

No último dia 8, a comissão aprovou quatro alterações ao parecer: a que acaba com a necessidade de preservação permanente nos rios não perenes; a que suprime o conceito de área abandonada; a que retira a limitação para aplicação de pousio nas propriedades rurais; e a que acrescenta uma definição de crédito de carbono ao novo Código Florestal.

A votação foi interrompida no dia 9 por decisão do presidente da comissão mista, deputado Bohn Gass (PT-RS). Segundo parlamentares da base governista, algumas emendas apresentadas pela Frente Parlamentar da Agropecuária preocupam o governo federal, que teme retrocesso nos acordos já firmados em torno do novo Código Florestal.

Depois da votação dos destaques na comissão, a MP 571 precisará ser votada nos plenários da Câmara e do Senado. A MP perde a validade em 8 de outubro.

Fonte: íntegra da matéria de 26/08/12 no www.ruralbr.com.br e AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário