Pages

sábado, 29 de setembro de 2012

O Queijo

 Ficheiro:Cheese platter.jpg


Ao buscar a origem das coisas, sabemos também um pouco da história das civilizações, com o queijo não foi diferente, antes de Jesus ter passado na terra, os povos já conheciam essa delícia!

Fonte: wikipedia.org

O queijo é um alimento antigo cuja origem é anterior à Pré-História. Não há qualquer evidência conclusiva indicando onde a produção de queijo teve origem, se foi na Europa, Ásia Central ou Oriente Médio, mas essa prática já havia se propagado na Europa antes mesmo dos romanos e de acordo com Plínio, o Velho, tinha tornado-se um sofisticado empreendimento quando do início da formação do Império Romano.

Propor uma data para a origem do queijo pode variar desde aproximadamente 8.000 a.C. (quando as ovelhas foram pela primeira vez domesticadas), até por volta de 3.000 a.C.. O primeiro queijo pode ter sido feito por pessoas no Oriente Médio ou pelos povos túrquicos nômades da Ásia Central. 
Uma vez que peles de animais e órgãos internos inflados têm, desde os tempos antigos, servido como recipientes para armazenar uma grande variedade de produtos alimentícios, é provável que o processo de produção do queijo tenha sido descoberto acidentalmente ao estocar o leite em um recipiente feito do estômago de um animal, resultando na transformação do leite em coalhada e soro pela quimosina (uma enzima do suco gástrico que tem a propriedade de coagular o leite) do estômago. 
Há uma lenda muito divulgada sobre a descoberta do queijo por um comerciante árabe que costumava usar esse método de estocar leite. A lenda tem muitas variações individuais.
A produção de queijos pode também ter-se iniciado, independentemente disto, pela prensagem e adicionamento de sal ao leite coalhado a fim de preservá-lo. A observação de que o efeito de armazenar o leite em um recipiente feito de estômago de animal produzia coalhadas mais sólidas e de melhor textura, pode ter levado à adição deliberada de coalho no leite.

A mais antiga evidência arqueológica da produção de queijo foi encontrada nas pinturas de uma tumba egípcia, datando de cerca de 2.000 a.C.. É provável que os primeiros queijos tenham sido bastante ácidos e salgados, similares em textura ao rústico queijo cottage ou feta, um queijo grego.

 Queijo Feta
 Ficheiro:Feta Greece 2.jpg


O queijo produzido na Europa, onde o clima é mais frio que do Oriente Médio, requer uma menor quantidade de sal para a sua preservação. Nas condições de menor quantidade de sal e acidez, o queijo torna-se um ambiente propício para uma grande variedade de micróbios benéficos e mofos, que dão aos queijos mais velhos seus sabores característicos.


 Queijo de leite de cabra
 Ficheiro:Cheese 39 bg 053006b.jpg



 Queijos Italianos
 Ficheiro:Formaggi.JPG



 Queijo Suíço
 Ficheiro:Formaggi.JPG



 E o nosso queijo brasileiro, o Queijo Minas! (tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Origem de outras delícias como o pão de queijo, o biscoito de queijo, mas aí, já é uma outra história que fica para outras postagens. ;)
  
 barropretonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário