Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Captando água da chuva

Todo mundo sabe da importância da água na vida de cada um, mas poucos são os que fazem alguma coisa para ajudar a preservar esse bem tão precioso. Parece exagerado dizer isso, quando se sabe que o planeta é feito mais de água do que de terra, mas o que poucos prestam atenção é que a água que consumimos é a doce e ela está em menor porcentagem. Ou seja, se você não quer passar dificuldades em períodos de estiagem, ou sofrer com a falta d'água em casa, aprenda a reaproveitá-la. Sabe-se que a água da chuva é uma boa fonte de água doce e uma forma de reaproveitá-la é desenvolvendo um sistema como esse do vídeo abaixo.




Mas para quem quer um sistema mais simples de captação, sem usar muito espaço, é só aproveitar a idéia da imagem abaixo que pode ser desenvolvida tanto na área rural quanto na urbana. Use calhas e canos direcionando a água da chuva até algum reservatório como esse que é um galão e utilize a sua água doce para limpeza e lavagem de carro, rega de plantas e hortas. Uma boa idéia para quem sabe a importância desse bem cada dia mais escasso e essencial para a nossa sobrevivência na Terra.
Dica: use uma cobertura de tela sobre a calha para separar as folhas que vem junto. Aproveite a idéia da foto e coloque uma torneira no recipiente para facilitar o seu uso.


*Essa corrente presa a calha, é uma forma de direcionar o jato dágua sem deixar que ela se esparrame muito.*
Cuidado ao conservar essa água para que ela não se torne um criadouro do mosquito da dengue, tampe seu recipiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário