Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nascentes de rio

Aonde tem água tem vida, por isso é tão importante preservar as nascentes, é ali que tudo começa.

Terreno com nascente, é um terreno mais valorizado comercialmente e ambientalmente, é onde a vida brota com facilidade, por isso se sua propriedade tem essa riqueza, saiba como mantê-la.



As nascentes são a origem dos rios, por isso, é preciso preservá-las.
 
Cuidados importantes:

• Não construir currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades acima das nascentes.
• Não desmatar no entorno das nascentes.
• Não jogar lixo no entorno das nascentes.
• Cercar as nascentes a uma distância mínima de 50 metros do olho d’água, evitando a entrada do gado e contaminação da água com o estrume.
• Não usar adubos e agrotóxicos em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios.

Fonte: Copasa

Saiba mais no vídeo abaixo. 




Já existem cursos à distância em vídeos ou dvds que também preparam você, que tem interesse em se aprofundar no assunto, veja abaixo.
 


Saber preservar o meio ambiente é um dever de todos.




2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber como faço para avaliar uma propriedade que tem nascente.
    Já que foi dito "Terreno com nascente, é um terreno mais valorizado comercialmente e ambientalmente.", sera que qualquer corretor tem conhecimento pra avaliar esse tipo de imóvel?
    Aguardo uma orientação. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Cara Mirian, inicio essa "resposta" com um IMENSO pedido de desculpas. Nunca tinha percebido que as configurações de comentários do blog estavam inabilitadas. Nunca consegui visualizar nenhum comentário.
    Hoje, reestruturando essas configurações, percebi isso. Infelizmente não consegui te responder no tempo correto.
    Se ainda for útil essa informação, um corretor dificilmente te orientará da forma correta, por mais experiente que seja. Para avaliar as condições de uma nascente, se é perene, se necessita de recuperação, qual a melhor técnica para recuperá-la, espécies nativas para plantio no entorno dessa nascente, área que é protegida por lei, os melhores profissionais são os BIÓLOGOS, além deles, engenheiros ambientais, geógrafos e até agrônomos também podem te ajudar, desde que tenham experiência na área ambiental, no caso desses dois últimos profissionais citados.
    Se vc tiver nascentes, recomendo a preservação urgente, pois além do cumprimento da lei, é garantia de valor econômico em sua propriedade e principalmente garantia de produção, seja na lavoura, na pecuária ou em qualquer atividade produtiva que desenvolva.
    Espero ter ajudado, e mais uma vez peço desculpas pela IMENSA demora em ver seu comentário.

    ResponderExcluir