Pages

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Produção de Leite

Os avanços da produção com uso correto das tecnologias disponíveis
 
Produção de leite com qualidade
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC encerra mais um módulo técnico do Programa Mais Leite no município de Videira, em Santa Catarina. De acordo com o vice-presidente da FAESC, Nelton Rogério de Souza, 100% dos participantes fizeram melhorias na propriedade. "Todos fizeram pastagens perenes e de inverno. Boa parte fez subdivisão em piquetes para adotar o pastejo rotativo e quase todos construíram bezerreiros para melhor criar as bezerras e, assim, obter boas novilhas", contou.
Grande parte construiu ou melhorou as salas de ordenha, adotando a cartilha das boas práticas para melhorar a qualidade do leite. Assim, obterão melhor remuneração pelo produto entregue às agroindústrias que premiam a qualidade. Dois produtores conseguiram adotar a irrigação nas pastagens. Os criadores aumentaram a produtividade e a quantidade total de leite entregue. O instrutor do SENAR/SC, Fernando da Silveira, responsável pela administração do curso, foi muito elogiado pelos participantes.

Programa Mais Leite
Para otimizar a atividade leiteira foi lançado em 2010 o Programa Mais Leite. Uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à FAESC. O programa busca a qualificação na bovinocultura de leite e seu objetivo é capacitar os produtores rurais na produção de leite com qualidade.
O programa abrange o planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira, implantação e manejo de pastagens, ordenha e qualidade do leite, cerca elétrica e reservas estratégicas de alimentos, manejo de bezerras e novilhas, manejo intensivo de pastagens e irrigação (lotação, medição de pasto, adubação), manejo de vacas e melhoramento genético, alimentação e implantação e manejo de pastagens de inverno e sanidade animal. Ao final do programa, são apresentados e avaliados os resultados da atividade na propriedade.

Idade
Podem participar do programa os produtores de leite ou trabalhadores rurais, com idade mínima de 18 anos, que tenham a produção de leite como principal atividade econômica, sejam alfabetizados e saibam as quatro operações básicas matemáticas. Souza ainda ressalta que os participantes devem ter vontade de melhorar a propriedade, se comprometer em participar e cumprir todas as atividades do programa, além de ter disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros.
O programa conta com 11 módulos de 6 horas de duração cada, divididos em momentos teóricos, práticos e acompanhamento nas propriedades dos participantes. As atividades práticas são realizadas na propriedade demonstrativa e dos treinandos. O número de participantes em cada turma será de 20 a 25 pessoas (no máximo dois por propriedade) e poderá envolver entre 10 a 15 propriedades, sendo uma propriedade demonstrativa.
O SENAR/SC custeia todas as despesas, instrutoria, materiais instrucionais e alimentação nos encontros. Os participantes que obtêm no mínimo 80% de frequência recebem certificados.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAESC/SENAR-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário