Pages

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Goiás é o 4º maior Criador de Gado



Apesar de Estado ter criação tão vasta, técnicas de melhoramento genético são pouco conhecidas
Íntegra do Texto de Alzenar Abreu - Diário da Manhã – 13/09

Goiás possui hoje mais de 21 mi­lhões de ca­beça de gado e fi­gura na quarta co­lo­cação no ran­king dos mai­ores pro­du­tores do Brasil. Atrás, apenas, dos Es­tados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Ge­rais.
O Es­tado possui cerca de 150 mil pro­du­tores ca­das­trados. Porém, apenas 20% desses pro­du­tores con­se­guem so­bre­viver com a renda desse mer­cado. Os de­mais de­pendem de rendas ex­tras para se manter. “Nesse ponto o in­ves­ti­mento ci­en­tí­fico em me­lho­ra­mento ge­né­tico é pri­mor­dial. Com o avanço da tec­no­logia, não é mais se­guro con­fiar ‘no olho do dono’, para saber qual animal será o me­lhor re­pro­dutor”, sa­li­enta.
Ge­né­tica
O pre­si­dente da So­ci­e­dade Goiana de Pe­cuária e Agri­cul­tura (SGPA), Ri­cardo Yano, afirma que os pro­du­tores goi­anos devem co­nhecer mais os be­ne­fí­cios da ge­né­tica para apri­morar as cri­a­ções. Para isso, é pre­ciso dis­se­minar entre os pro­du­tores. “Na prá­tica, o pro­dutor que não partir para o ganho ge­né­tico vai perder mer­cado e po­derá de­sa­pa­recer. Não que­remos que isso acon­teça e es­pe­ramos que os pro­du­tores não con­fiem so­mente no “ex­tinto” para ma­nejar o gado, mas que bus­quem dados téc­nicos para ga­rantir aos novos be­zerros ca­rac­te­rís­ticas mais lu­cra­tivas e cor­rigir as de­fi­ci­ên­cias do plantel”, ex­plica.
Ri­cardo men­ciona que qual­quer in­te­res­sado po­derá ter acesso ao banco de dados sobre os ani­mais que pos­suem as me­lhores ca­rac­te­rís­ticas ge­né­ticas já ca­das­tradas no País, além de in­for­ma­ções de como obter o ma­nejo ne­ces­sário para a re­pro­dução.
Pelo banco de dados, co­nhe­cido como Dados de Efi­ci­ência (DEP), é pos­sível ter a cer­teza de um bom cru­za­mento, in­se­mi­nação ar­ti­fi­cial ou in vitro. “Isso porque o be­zerro da­quele touro me­lho­rador já foi es­tu­dado para com­provar a sua efi­cácia em re­ceber a carga ge­né­tica do ge­nitor”, en­sina.

Evento
Para es­cla­recer os be­ne­fí­cios das téc­nicas de ge­né­tica e di­vulgar aos pro­du­tores de gado de corte e de leite do Es­tado, a SGPA re­a­liza o 2° Goiás Ge­né­tica, que traz os mai­ores es­pe­ci­a­listas em me­lhoria ge­né­tica na efi­ci­ência re­pro­du­tiva de gado no Brasil. 
O evento terá aber­tura ofi­cial hoje às 8h, no Au­di­tório Au­gusto Gon­tijo, no Parque Agro­pe­cuário de Goi­ânia, e vai até o dia 16. Os ani­mais top de linha da pe­cuária de corte e de leite bra­si­leira co­meçam a ocupar os pa­vi­lhões. 
A questão ge­né­tica entra na es­cala da efi­ci­ência numa pro­pri­e­dade que se propõe aos avanços ci­en­tí­ficos e tec­no­ló­gicos, na visão do pre­si­dente da SGPA. Na Goiás Ge­né­tica os cri­a­dores po­derão en­con­trar touros e ma­trizes de re­co­nhe­cido pa­drão ge­né­tico.
O ob­je­tivo do en­contro, se­gundo Ri­cardo Yano, é po­pu­la­rizar o tra­balho de pes­quisas ge­né­ticas em Goiás, para me­lhorar o re­banho de mé­dios e pe­quenos pro­du­tores que de­sejam am­pliar ne­gó­cios.
Ex­po­si­tores de todo País trarão 200 ani­mais con­si­de­rados os me­lhores touros melho­ra­dores na­ci­o­nais, da raça ze­buína, que po­derão ter seus be­ne­fí­cios ge­né­ticos co­mer­ci­a­li­zados por in­ter­médio do Banco do Brasil (BB).
“Qual­quer pro­dutor que tiver in­te­resse em fi­nan­ciar sêmen, mão de obra e me­di­ca­mentos vol­tados para re­pro­dução dos ani­mais po­derão re­ceber cré­dito do BB com juros de 5,5% ao ano”, ex­plica Ri­cardo.
Dentre os tó­picos que serão abor­dados no en­contro estão Es­tra­té­gias para Me­lhoria do Ma­nejo de Bo­vinos em Re­pro­dução, por Mu­rillo Hen­rique (Unesp/Ma­nejo Ra­ci­onal); Di­nâ­mica prá­tica com Ani­mais dos Pro­gramas de Me­lho­ra­mento Ge­né­tico; Provas de ganho em peso: Fer­ra­menta para Iden­ti­fi­cação de Touros Me­lho­ra­dores Jo­vens e Lu­cra­tivos, por Fábio Bu­ra­nelo (UFMG); Ge­né­tica da Pre­co­ci­dade Se­xual e Fer­ti­li­dade em Ze­buínos, pa­les­trado pelo es­pe­ci­a­lista e doutor no as­sunto Jo­anir Eller pela USP/FMVZEA - Pi­ras­su­nunga-SP, entre ou­tros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário