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quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Parceria entre Senar e Laticínios



União beneficia produtores locais de leite com qualificação profissional no campo
Íntegra do texto de Wandell Seixas - Diário da Manhã 06/09/12

A ca­rência de mão de obra mais es­pe­ci­a­li­zada na pe­cuária lei­teira de Goiás é su­prida, gra­du­al­mente, pela ini­ci­a­tiva pri­vada, através de ins­ti­tui­ções como o Ser­viço Na­ci­onal de Apren­di­zagem Rural (Senar). Uma ex­pe­ri­ência con­si­de­rada “al­ta­mente po­si­tiva” nesse sen­tido e que me­receu co­me­mo­ração ontem foi a da La­ti­cí­nios Bela Vista, dona da marca Pi­ra­can­juba.
O di­retor co­mer­cial da Pi­ra­can­juba, Cesar Helou, ao reunir con­vi­dados no au­di­tório da em­presa – se­diada em Bela Vista de Goiás, a cerca de 50 quilô­me­tros de Goi­ânia –, in­formou aos pre­sentes que há um pouco mais de dois anos abriu uma par­ceria de tra­balho com o Senar. 
A ideia era dispor de um leite de re­co­nhe­cida qua­li­dade no mer­cado. Mas, para tanto, pre­ci­saria de mão de obra qua­li­fi­cada, entre ou­tros fa­tores. Assim como no fu­tebol, uma ta­be­linha foi es­ta­be­le­cida entre a em­presa de la­ti­cí­nios e o Senar em Goiás. Os re­sul­tados co­meçam a ser co­me­mo­rados entre as partes, assim como tor­ce­dores no campo de fu­tebol.
Em­bora o Brasil venha su­pe­rando as ad­ver­si­dades econô­micas e fi­nan­ceiras do mundo glo­ba­li­zado, “o País cresceu de tal forma que a ini­ci­a­tiva pri­vada toma conta de seu pró­prio des­tino em áreas bá­sicas, como a de tra­balho qua­li­fi­cado”. Com estas pa­la­vras, Cesar Helou pro­cura de­mons­trar que o “go­verno vai se tor­nando um mero par­ceiro” para que as em­presas par­ti­cu­lares avancem. A de­pen­dência go­ver­na­mental deve ser cada vez menor, acre­dita o di­ri­gente da La­ti­cí­nios Bela Vista, que co­me­mora a for­mação, através do Senar, de 1.116 pro­du­tores, num pro­grama que co­meça a des­pertar in­te­resse de ou­tros Es­tados bra­si­leiros.
Se­gundo o pre­si­dente da Fe­de­ração da Agri­cul­tura e Pe­cuária de Goiás (Faeg) e vice-pre­si­dente da Con­fe­de­ração de Agri­cul­tura e Pe­cuária do Brasil (CNA), José Mário Sch­reiner, dias atrás ele re­cebeu uma vi­sita ines­pe­rada do pre­si­dente da Fe­de­ração da Agri­cul­tura do Rio Grande do Norte in­te­res­sado em co­nhecer o pro­grama Pró-Campo Pi­ra­can­juba, que tem o in­teiro aval da ins­ti­tuição, através do Senar-GO. 
Já pas­saram pelo pro­grama mais de dois mil par­ti­ci­pantes di­retos e in­di­retos, e as vi­sitas em busca de novos co­nhe­ci­mentos se mul­ti­plicam. “O pro­grama deu certo e o go­verno hoje em dia não con­segue fazer isso so­zinho”, sus­tenta Helou, ar­gu­men­tando que “a união de es­forços é capaz de trans­formar o País”.

Os nú­meros sur­pre­endem: são 1.116 pro­du­tores ru­rais trei­nados em pouco mais de dois anos de atu­ação. Esses são os pri­meiros re­sul­tados do pro­grama de Apoio Téc­nico ao Pro­dutor de Leite Pi­ra­can­juba – o Pi­ra­can­juba Pró-Campo. “A pe­cuária lei­teira bra­si­leira cresce con­si­de­ra­vel­mente e os pro­blemas re­la­ci­o­nados à ati­vi­dade, como falta de mão de obra es­pe­ci­a­li­zada, baixa pro­du­ti­vi­dade do re­banho e alto custo de pro­dução se in­ten­si­ficam. “Com o Pi­ra­can­juba Pró-Campo, co­la­bo­ramos para a mu­dança desse ce­nário”, afirma o di­retor de Ex­pansão do La­ti­cí­nios Bela Vista, Luiz Magno.
Criado em 2010, o Pi­ra­can­juba Pró-Campo tem o ob­je­tivo de qua­li­ficar os pro­du­tores e a sua mão de obra, com o in­tuito de me­lhorar a renda e a qua­li­dade de vida de cada um deles, além de pri­o­rizar a qua­li­dade da ma­téria prima “leite”. “O pro­grama visa atender o alto nível de exi­gência do mer­cado con­su­midor e es­ta­be­lecer uma par­ceria du­ra­doura com os for­ne­ce­dores. Por meio dele, a em­presa dis­po­ni­bi­liza pro­dutos e ser­viços de forma a pro­mover o de­sen­vol­vi­mento, o cres­ci­mento e o au­mento da renda e da lu­cra­ti­vi­dade do pro­dutor de leite”, ex­plica Luiz Magno. Dentre os ser­viços e pro­dutos dis­po­ni­bi­li­zados, estão a As­sis­tência Téc­nica Ge­ren­cial e o Centro de Apoio Téc­nico ao Pro­dutor de Leite.
Pi­o­neiro no Brasil, o pro­grama apoia, ori­enta, ca­pa­cita e treina os pro­du­tores de leite e fun­ci­o­ná­rios das pro­pri­e­dades ru­rais, bem como as­so­ci­a­ções li­gadas ao seg­mento da pro­dução lei­teira, pro­fis­si­o­nais que tra­ba­lham com as­sis­tência téc­nica e ins­ti­tui­ções de en­sino. Com dois anos e seis meses de atu­ação – março de 2010 a se­tembro de 2012 – o pro­grama já pro­moveu o trei­na­mento de 1.116 tra­ba­lha­dores e re­cebeu 2.156 pes­soas em eventos pro­mo­vidos, tais como dias no campo, vi­sitas e ex­cur­sões téc­nicas.

Como é 
O Pi­ra­can­juba Pró-Campo é cons­ti­tuído por dois pi­lares bá­sicos: as­sis­tência téc­nica ge­ren­cial ao pro­dutor de Leite Pi­ra­can­juba e centro de apoio téc­nico ao pro­dutor de Leite Pi­ra­can­juba.
São dis­po­ni­bi­li­zados aos pro­du­tores (di­vi­didos em grupos de 15 a 20 par­ti­ci­pantes) a as­sis­tência de um téc­nico de nível su­pe­rior (ve­te­ri­nário, zo­o­tec­nista ou agrô­nomo), bem como uma cen­tral de pro­ces­sa­mento de dados, para au­xiliá-los no ge­ren­ci­a­mento de dados zo­o­téc­nicos e fi­nan­ceiros de cada pro­pri­e­dade. Isso co­la­bora para a sus­ten­ta­bi­li­dade da pro­dução de leite através da qua­li­dade do pro­duto, do au­mento da pro­du­ti­vi­dade, da re­dução de custos, da me­lhoria ge­né­tica, da ali­men­tação, da sa­ni­dade e da gestão do ne­gócio.
O custo da as­sis­tência varia de acordo com a pro­dução mensal de leite do pro­dutor as­sis­tido, sendo que a La­ti­cí­nios Bela Vista sub­sidia uma parte dos custo. Esse sub­sídio de­cresce a cada ano (40% no pri­meiro ano, 30% no se­gundo, 20% no ter­ceiro e 10% no quarto ano). Assim, a partir do quinto ano, o pro­dutor já tem con­di­ções, com as me­lho­rias al­can­çadas, de manter a as­sis­tência téc­nica sem a ajuda da La­ti­cí­nios Bela Vista.
É im­por­tante des­tacar que o téc­nico faz uma vi­sita mensal na pro­pri­e­dade as­sis­tida. Na oca­sião, ele avalia o re­sul­tado da vi­sita an­te­rior, faz a pro­gra­mação do dia e pla­neja as ati­vi­dades do mês se­guinte. É ele quem ori­enta o pro­dutor no con­trole de suas ati­vi­dades, como custos de pro­dução, ín­dices de fer­ti­li­dade, pro­dução de ali­mentos, sa­ni­dade dos ani­mais, re­cria de be­zerras, entre ou­tros.
Atu­al­mente, o Pi­ra­can­juba Pró-Campo é cons­ti­tuído de 14 grupos de as­sis­tência téc­nica, lo­ca­li­zados nas re­giões de Pi­ra­can­juba, Pires do Rio, Bela Vista de Goiás, Ne­ró­polis, Aná­polis, Ara­goi­ania, Edéia, In­diara, Ita­beraí, Ita­pu­ranga, Bu­riti, Vi­a­nó­polis – todas no Es­tado de Goiás – e Santa Vi­tória e Iraí de Minas – em Minas Ge­rais –, to­ta­li­zando 319 pro­du­tores as­sis­tidos.
Para par­ti­cipar da as­sis­tência téc­nica é ne­ces­sário que o pro­dutor venda o leite à La­ti­cí­nios Bela Vista, pois o pa­ga­mento é feito me­di­ante des­conto na folha de pa­ga­mento. 
Caso algum pro­dutor se in­te­resse em par­ti­cipar da as­sis­tência e não tenha ne­nhum grupo for­mado em sua ci­dade, basta en­trar em con­tato com o su­per­visor de compra de leite, que ori­en­tará sobre o grupo mais pró­ximo da re­gião onde ele se en­contra.

Centro de Apoio 
Além do custo sub­si­diado na as­sis­tência téc­nica, a La­ti­cí­nios Bela Vista ofe­rece apoio aos téc­nicos e pro­du­tores através do Centro de Apoio Téc­nico ao Pro­dutor de Leite. Trata-se de uma pro­pri­e­dade rural, uma es­pécie de fa­zenda-es­cola com­posta de um centro de trei­na­mento de mão de obra, de uma uni­dade de­mons­tra­tiva de pro­dução de leite, de uma uni­dade de re­cria e venda de touros re­pro­du­tores de raças lei­teiras, além de uma uni­dade de res­pon­sa­bi­li­dade so­ci­o­am­bi­ental e um la­bo­ra­tório de bi­o­car­ra­pa­ti­ci­do­grama.
 Os cursos dis­po­ni­bi­li­zados atendem às ne­ces­si­dades das di­versas áreas da pe­cuária de leite. Os prin­ci­pais trei­na­mentos são de bo­vi­no­cul­tura de leite e in­se­mi­nação ar­ti­fi­cial de bo­vinos, ofe­re­cidos du­rante três se­manas por mê s.

Pi­ra­can­juba
A La­ti­cí­nios Bela Vista, de­ten­tora da marca Pi­ra­can­juba, é uma das prin­ci­pais in­dús­trias de la­ti­cí­nios do Brasil e gera mais de mil em­pregos di­retos e cerca de 20 mil in­di­retos. Também possui um ca­dastro com apro­xi­ma­da­mente quatro mil for­ne­ce­dores de leite e uma ca­pa­ci­dade de pro­dução de mais de 3,2 mi­lhões de li­tros de leite/dia, atu­ando nos seg­mentos de leite longa vida, leite em pó, creme de leite, be­bida láctea UHT, leite con­den­sado, com­posto lácteo, queijos e man­teigas. Atu­al­mente, conta com um port­fólio com mais de 70 pro­dutos, dis­tri­buídos em suas marcas Pi­ra­can­juba e Pi­ra­kids.

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